Estudantes do Colégio Modelo de Itabuna participam de projeto da Maramata

Aula prática sobre produção de sabão ecológico
Secom

Alunos do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, de Itabuna, participaram, na última semana, do projeto Meio Ambiente e Sustentabilidade desenvolvido pela Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). Durante a visita à instituição, os estudantes tiveram acesso a palestras com temas em educação ambiental, aula prática sobre a produção de sabão ecológico e conheceram o acervo do Museu da Capitania e do Mar, além do Oceanário Virtual.   

Com o projeto, desenvolvido pela bióloga Tâmires Lima, a instituição oferece oportunidade para os estudantes das unidades educacionais de Ilhéus e região ampliarem os conhecimentos obtidos em salas de aula sobre meio ambiente.    Segundo o presidente da Maramata, Fred Andrade, as atividades realizadas durante as visitas possibilitam o conhecimento sobre espécies marinhas, histórias das embarcações que aqui chegaram e aprendem que todos podem colaborar com as ações de sustentabilidade.

O biólogo Adilson Sitta, em sua palestra, enfatizou para os estudantes que a preservação e conservação ambiental devem ser ações cotidianas. “As pessoas acham que sustentabilidade é apenas preservação ambiental; mas não, sustentabilidade é o resultado das nossas atitudes”, afirmou. Baseado nesse preceito, a palestra versou sobre a diversidade de ações que podem ser  realizadas para a promoção da sustentabilidade ambiental.

A Maramata é uma instituição da Prefeitura Municipal que também é aberta a visitas coletivas ou individuais. Os interessados devem agendar a atividade pelo número (73) 3632-3698, no período das 7h30 às 17 horas ou pelo email maramatacursos@gmail.com/ É preciso informar o objetivo da visita bem como número de pessoas e faixa etária para que a universidade prepare as palestras e oficinas.